quinta-feira, 23 de junho de 2016

Super Code

Super Herói, mascote do projeto*


“Antes de começar a ensinar saiba se seu aluno quer aprender. Se não quiser convença-o. Aí esta o segredo do sucesso no ensino.”

O projeto de voluntariado Super Code tem o objetivo de ensinar Ciência da Computação a crianças e adolescentes da Casa Naim SP*.

A oportunidade de aprender algumas das ideias chave da computação, compreender o pensamento computacional e aprender a programar, abrem perspectivas de carreiras profissionais excelentes. Seu principal mérito é criar um método de aprendizado que torna as crianças criadores, e não apenas consumidores. A arte de aprender a programar abre novos horizontes e pode potencializar a motivação por mais conhecimento. 
Programa em Linguagem de Programação Visual

Com o aprendizado de linguagem de programação visual, que utiliza blocos coloridos de construção encaixados uns aos outros, as crianças e adolescentes criam programas e fixam conceitos abstratos de programação de forma lúdica experimentando novas ideias. Elas desenvolvem com facilidade suas próprias histórias interativas, animações, jogos, música e criações artísticas, com a recurso de poder compartilhar estes conteúdos na Internet. 

Ensinar conceitos complexos de forma fácil é o nosso maior desafio, mas a maior preocupação é com a formação profissional de nossas crianças carentes, aprender a programar pode ser uma grande oportunidade para reduzir a exclusão existente.
Dia de aula

A abertura do projeto foi no mês de janeiro de 2016 no laboratório de informática do Núcleo Educacional São Felipe Neri da Casa Naim SP onde aconteceu a 1a. Oficina de Programação(leia aqui) . 

Em março iniciamos o 1o. Módulo do Curso de Ciência de Computação, com crianças de 8 a 15 anos e conteúdo programático igual para todas as faixa etárias. 

Produzimos quatro joguinhos de computador, onde além de lógica computacional, eles aplicaram conceitos de :plano cartesiano, ângulo, graus, geometria, figuras geométricas, expressões algébricas e expressões numéricas. 

No aprendizado de computação gráfica, fizemos um pequeno desenho animado e  alguns cartões digitais com animação, onde empregamos interpretação de texto. 

Criando, as crianças aprendem a pensar criativamente, comunicar com clareza, pensar de forma sistemática na solução de problemas, trabalhar de forma colaborativa , projetar iterativamente e aprender de forma contínua explorando novas tecnologias.

"Programar traz a disciplina no pensamento”. É preciso sempre analisar o que foi feito, encontrar e corrigir os erros. Como consequência, as crianças conseguem analisar seus erros também em outras áreas.

Acesse https://www.facebook.com/ProjetoSuperCode/

Acesse o blog http://azulaborboletaazul.blogspot.com.br/  e conheça os projetos realizados no Núcleo Educacional São Felipe Neri da Casa Naim SP. 

"Eu o enchi do espírito divino para lhe dar sabedoria, inteligência e habilidade para toda sorte de obras: invenções, trabalho de ouro, de prata, de bronze, gravuras em pedras de engastes, trabalho em madeira e para executar toda sorte de obras.[...]. E dou a sabedoria ao coração de todos os homens inteligentes, a fim de que executem tudo o que te ordenei" 
Êxodo 31,3-6

* Casa Naim SP, Programa de Acolhimento Institucional onde vivem crianças e adolescentes de 0 aos 17 anos e 11 meses, vítimas de maus-tratos, em situação de risco, órfãos e ex-moradores de rua.
Criação e desenho, Vicenzo Cirilo 7 anos. Arte Final: Pedro Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário