quinta-feira, 2 de junho de 2016

Colo de Mãe



  Foto de Emerson Zamprogno  
“que o Senhor gere a sua Maternidade nas nossas mulheres, Que elas sejam mães!” 
Ir. Maria Paola

Como explicar a maternidade de mulheres que geram seus filhos no coração e não no ventre materno ? Será um dom, uma missão, disponibilidade ou apenas generosidade?

Quem escolhe quem ? A criança nos escolhem, nós escolhemos a criança ou é Deus escolhe a ambos?

Não há ligação física entre a mãe e a criança e no início do relacionamento não é uma ligação emocional, há necessidade de construir pontes que dê segurança, criar vínculos. Este é o grande mistério de amor, a ligação transcende, é espiritual, a maternidade do coração é maternidade espiritual.
Esta maternidade espiritual pode se expressar de várias formas: mãe adotiva, madrinha afetiva, mãe social, mãe voluntária e o que mais o amor nomear.

Mãe adotiva conhecemos bem, não precisa de apresentações, elas são estrelas que brilham, tem luz própria.

Madrinha afetiva ou uma denominação melhor, porque diz respeito a uma família, apadrinhamento afetivo, os pais fazem o acompanhamento da criança ou adolescente, mas ele continua vivendo no sistema de acolhimento. O Padrinho ou a madrinha leva para passeios, faz atividades, traz essa criança para a vida afetiva da família. Uma forma de garantir que ele tenha outras referências além do lar coletivo onde vive (leia nossa experiência e a de outras famílias).

Mãe social é a denominação da atividade profissional exercida por mulheres em casas de acolhimento de menores, onde fazem o papel de mãe dos menores carentes.

Mãe voluntária, ajuda com doações materiais, atuam brincando com as crianças, auxiliam na rotina de sono e alimentação, leem livros, cantam e tocam musicas, ajudam na cozinha na limpeza, participam da pintura e decoração dos ambientes, fazem reforço escolar, realizam oficinas de artesanato, etc. No blog do Núcleo Educacional São Felipe Neri do Serviço de Acolhimento Institucional Casa Naim SP (leia aqui) você pode acompanhar os maravilhosos projetos feitos por estas mães voluntárias que possuem um carisma especial.

“Mãe é quem tem uma disponibilidade afetiva, um o coração aberto, por isso muitos dizem: minha mãe está sempre de braços abertos para me acolher”. Mãe é colo, aconchego.” Padre Vergote

Versículo Bíblico:
Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.

Isaias 49,15

Oração: 

“Ó Mestre, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém”- São Francisco de Assis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário