Super Herói, mascote do projeto* |
“Antes de começar a ensinar saiba se seu aluno quer
aprender. Se não quiser convença-o. Aí esta o segredo do sucesso no ensino.”
O projeto de voluntariado Super Code tem o objetivo
de ensinar Ciência da Computação a crianças e adolescentes da Casa Naim SP*.
A
oportunidade de aprender algumas das ideias chave da computação, compreender o
pensamento computacional e aprender a programar, abrem perspectivas de
carreiras profissionais excelentes. Seu principal mérito é criar um método de
aprendizado que torna as crianças criadores, e não apenas consumidores. A arte
de aprender a programar abre novos horizontes e pode potencializar a motivação
por mais conhecimento.
Programa em Linguagem de Programação Visual |
Ensinar conceitos complexos de forma fácil é o nosso maior desafio, mas a maior preocupação é com a formação profissional de nossas crianças carentes, aprender a programar pode ser uma grande oportunidade para reduzir a exclusão existente.
Dia de aula |
A
abertura do projeto foi no mês de janeiro de 2016 no laboratório de informática
do Núcleo Educacional São Felipe Neri da Casa Naim SP onde aconteceu a 1a.
Oficina de Programação(leia aqui) .
Em março iniciamos o 1o. Módulo do Curso de Ciência de Computação, com crianças de 8 a 15 anos e conteúdo programático igual para todas as faixa etárias.
Produzimos quatro joguinhos de computador, onde além de lógica computacional, eles aplicaram conceitos de :plano cartesiano, ângulo, graus, geometria, figuras geométricas, expressões algébricas e expressões numéricas.
No aprendizado de computação gráfica, fizemos um pequeno desenho animado e alguns cartões digitais com animação, onde empregamos interpretação de texto.
Em março iniciamos o 1o. Módulo do Curso de Ciência de Computação, com crianças de 8 a 15 anos e conteúdo programático igual para todas as faixa etárias.
Produzimos quatro joguinhos de computador, onde além de lógica computacional, eles aplicaram conceitos de :plano cartesiano, ângulo, graus, geometria, figuras geométricas, expressões algébricas e expressões numéricas.
No aprendizado de computação gráfica, fizemos um pequeno desenho animado e alguns cartões digitais com animação, onde empregamos interpretação de texto.
Criando, as crianças aprendem a pensar criativamente, comunicar com clareza, pensar de forma sistemática na solução de problemas, trabalhar de forma colaborativa , projetar iterativamente e aprender de forma contínua explorando novas tecnologias.
"Programar traz a disciplina no pensamento”. É
preciso sempre analisar o que foi feito, encontrar e corrigir os erros. Como
consequência, as crianças conseguem analisar seus erros também em outras áreas.
Acesse https://www.facebook.com/ProjetoSuperCode/
Acesse o blog http://azulaborboletaazul.blogspot.com.br/ e conheça os projetos realizados no Núcleo Educacional São Felipe Neri da Casa
Naim SP.
"Eu o enchi do espírito divino para lhe dar
sabedoria, inteligência e habilidade para toda sorte de obras: invenções,
trabalho de ouro, de prata, de bronze, gravuras em pedras de engastes, trabalho
em madeira e para executar toda sorte de obras.[...]. E dou a sabedoria ao
coração de todos os homens inteligentes, a fim de que executem tudo o que te ordenei"
Êxodo 31,3-6
* Casa Naim SP, Programa de Acolhimento Institucional onde vivem crianças e adolescentes de 0 aos 17 anos e 11 meses, vítimas de maus-tratos, em situação de risco, órfãos e ex-moradores de rua.
* Criação e desenho, Vicenzo Cirilo 7 anos. Arte Final: Pedro Paulino
* Casa Naim SP, Programa de Acolhimento Institucional onde vivem crianças e adolescentes de 0 aos 17 anos e 11 meses, vítimas de maus-tratos, em situação de risco, órfãos e ex-moradores de rua.
* Criação e desenho, Vicenzo Cirilo 7 anos. Arte Final: Pedro Paulino