sexta-feira, 29 de abril de 2016

Amor à Pátria

O cenário atual de nosso país tem me feito refletir sobre nação, "é bonito de ver o povo nas ruas, todos querem a mesma coisa",disse meu filho, partindo de algumas citações literárias e trechos bíblicos deixo aqui minha opinião.

Três âncoras deixou Deus ao homem: o amor da pátria, o amor da liberdade, o amor da verdade. - Rui Barbosa

Vimos, ouvimos e sentimos! Nós ainda amamos nossa Pátria, somos um só povo, falamos uma só língua e se continuarmos assim, futuramente nada nos impedirá de executar todos os nossos empreendimentos. Não podemos nos deixar confundir pelas várias ideologias que nos são apresentadas, “as diferentes linguagens”, pois isso acarretará que já não compreendamos um ao outro (alusão à Gênesis 11:6 a 7).

“O sentimento que divide, inimiza, retalia, detrai, amaldiçoa, persegue, não será jamais o da pátria. A Pátria é a família amplificada.” – Rui Barbosa – 1903.

Precisamos cultivar o amor a Pátria em nós, nos nossos jovens e em nossas crianças, este sentimento é importantíssimo, pois uma nação é formada pela “multiplicação das famílias”. Nas famílias encontramos os valores de fortaleza: honra, disciplina, coragem, fidelidade, amor, sacrifício, segurança. Se deixamos estes elementos de lado, nos tornamos presa fácil, qualquer conversa nos convence, simplesmente nos deixamos levar. Não podemos trocar a verdade pela mentira.

 “Esta gente vem contra nós,com insolência e orgulho, para nos aniquilar, juntamente com nossas mulheres e nossos filhos e para nos despojar; nós, porem lutamos por nossas vidas e nossas leis. “I Macabeus 3, 20 a 22

A Pátria não é uma pessoa só, somos todos nós, a massa. A Pátria não é uma idéia, ou um governo, ela é o amor, a fraternidade e o respeito. O custo de não amarmos mais, de não enxergarmos o outro, e perceber que o coletivo nos atingi, será a perda de nossa liberdade. Temos que enraizar os sentimentos que nos salvam. Precisamos resgatar em nós, as origens, o berço, a paixão pela terra natal e mais do que isso, ensinar e inflamar nossos filhos. Eles se fortalecerão, cuidarão e serão interessados no bem comum, na política e nas legislações. “Dos filhos deste solo és mãe gentil. Pátria amada Brasil.” -  Hino Nacional Brasileiro

Escolhi o texto abaixo para finalizar, pois ele mostra o quanto é importante: a vigilância, a mansidão ao confrontar as pessoas no dia a dia e o questionamento sincero e imparcial.

“Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram
e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar...”

Martin Niemöller - 1933 - Símbolo da resistência aos nazistas.

Oração:
 Ajuda-nos Senhor a sermos conservadores. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário